Limpeza e higiene no ambiente de trabalho

A rotina e a demanda de atividades no dia a dia muitas vezes fazem com que a gente se esqueça de uma realidade: gastamos muito do nosso tempo no ambiente de trabalho. Em muitos casos, temos mais contato com colegas da empresa do que com familiares e amigos. Portanto, é importantíssimo implementar a higiene e seus métodos em tais locais, transformando o ambiente de trabalho em um lugar agradável e limpo, que nos remeta a um clima agradável.

Um ambiente de trabalho limpo, além de favorecer a saúde e as necessidades fisiológicas dos indivíduos, também beneficia o desenvolvimento, a conduta e a alta performance da empresa, visto que, ao trabalhar em um local que promove o bem-estar, os colaboradores se sentem motivados e exercem suas funções de forma eficaz. Além disso, a limpeza do espaço também previne acidentes e garante a manutenção dos equipamentos.

A falta de limpeza no ambiente de trabalho pode gerar:

- Proliferação de doenças;
- Queda na qualidade de vida dos colaboradores;
- Minimização da produtividade;
- Deterioração dos equipamentos e materiais;
- Queda na motivação;
- Enfraquecimento da higiene pessoal dos profissionais;
- Depreciação perante clientes e fornecedores;
- Sensação de cansaço e desânimo entre os colaboradores.

Além das faxinas pesadas semanais e do trabalho contínuo do profissional de limpeza, pequenas ações diárias podem evitar estes problemas. Para isso, colaborador deve manter o seu setor limpo, ajudar na limpeza dos espaços comuns, evitar a sujeira e desorganização, preservar materiais e equipamentos, etc.

Veja algumas outras medidas que ajudam na arrumação e limpeza no trabalho:

- Manter as áreas comuns da empresa livres de itens como caixas, ferramentas e materiais desnecessários;
- Estipular um local adequado para fazer a armazenagem destes itens;
- Não comer na mesa de trabalho, evitando assim, a proliferação de germes e insetos;
- Não acumular lixo e sujeira na mesa de trabalho;
- Limpar móveis e equipamentos com produtos adequados.

Os maiores benefícios de se manter o ambiente de trabalho sempre limpo:

- Favorece a qualidade de vida e saúde do quadro de colaboradores;
- Aproveita de forma eficaz o local de trabalho;
- Gera credibilidade para a empresa entre os profissionais, clientes e o mercado como um todo;
- Promove o relacionamento interpessoal entre os colaboradores;
- Propicia a conservação dos equipamentos e materiais utilizados na organização;
- Facilita a localização dos equipamentos e materiais;
- Gera conscientização e disciplina;
- Minimiza os acidentes de trabalho;
- Reduz perdas, desperdícios e custos operacionais;
- Contribui com o meio ambiente;
- Auxilia na otimização do tempo;
- Promove a criatividade entre as equipes;
- Maximiza a alta performance e entrega de resultados.

Muitas vezes, a limpeza do ambiente de trabalho é um aspecto ignorado pelos colaboradores, mas se cada profissional tomar consciência da importância de tal ação e auxiliar na higiene e organização da empresa, resultados extraordinários serão alcançados.

Fazer Login ou Cadastrar